Jogar para educar em 3, 6... zero!
Sem que com isso contássemos, a história do 36zero começou a ser escrita em 2008, quando começámos a desenvolver e a implementar projetos de sensibilização e educação para temas relacionados com o desenvolvimento sustentável, a eficiência energética e as alterações climáticas. Criámos ferramentas de envolvimento escolar e juntámos alunos, professores, famílias e comunidades locais, gerando inúmeras dinâmicas de partilha de experiências e resultados. À luz desta experiência, sabendo que conseguimos fazer a diferença, não nos restam dúvidas: É aqui que nos sentimos em casa.
Em 2019, juntámos toda a equipa, fomos a um escape room e só saímos de lá depois de completar todos os jogos disponíveis. Apercebemo-nos de que, como nunca, foi necessário trabalhar em equipa, comunicar eficientemente, exercitar mecanismos mentais pouco utilizados no dia-a-dia e ser resilientes, não desistindo quando o que pensámos ser a solução afinal não o era. Pelo seu traço tão desafiante, foi um exercício muito recompensador. Conseguimos decifrar todos os enigmas dentro do seu tempo limite e testemunhámos o quanto uma generosa dose de emoção e adrenalina pode fazer pelo nosso cérebro.
Fez-se luz! Decidimos que tínhamos de levar o conceito de escape room para casa ou para as salas de aula e criar experiências imersivas para promover o sucesso escolar. Jogar para educar!
De imediato, marcámos visitas a escolas. Ouvimos professores sobre como cativar os alunos ou manter uma turma empenhada durante toda a aula é, muitas vezes, uma missão-quase-impossível. Ouvimos alunos acerca do desafio que é focar a sua atenção durante aulas que seguem, na sua maioria, uma estrutura monótona e repetitiva. Daí até termos um protótipo para testar a nossa solução foi um instante e o resultado não poderia ter sido mais entusiasmante: todos os participantes se divertiram e constataram que a adrenalina e uma competitividade saudável fizeram despertar o seu interesse por compreender os conteúdos abordados ao longo do jogo. O próximo passo foi garantir que, de acordo com o que foi definido pela Direção Geral de Educação como referencial para o Perfil dos Alunos, as competências transversais dos alunos são exploradas ao máximo (falamos de competências nas áreas de comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, entre outras).
Assim surge o 36zero, uma ferramenta de ensino que reúne actividades educativas e jogos imersivos sobre conteúdos curriculares, educação para a cidadania e cultura geral. Em casa e na sala de aula! Junte-se a nós, partilhe ideias e esclareça as suas dúvidas em www.36zero.pt.